Fotos: 97NEWS

Por 97 News, 

A ureia é utilizada como aditivo alimentar para ruminantes com o intuito de fornecer uma fonte protéica de baixo custo, além disso, seu uso possibilita o consumo de forragens de baixa qualidade. A substância funciona como uma fonte de amônia para as bactérias do rúmen. Entretanto, deve-se ter muita cautela durante sua utilização devido ao alto risco de intoxicação, que pode apresentar um quadro agudo e muitas vezes ocasiona a perda do animal. Casos de acesso acidental a grandes quantidades de ureia na forma líquida ou em pó, podem também ocorrer, acarretando sérios prejuízos. Os sintomas podem ser observados cerca de 30 minutos após a ingestão do produto, que apresenta quadros de apatia, incoordenação motora, tremores musculares, colapso circulatório, asfixia e, finalmente, a morte. A evolução é rápida e a morte ocorre cerca de quatro horas após a ingestão. Durante a necropsia deve-se observar atentamente sinais de irritação no rúmen, cheiro de amônia, congestão e edema pulmonar, hemorragias endo e epicárdias, abomasite leve, congestão e degeneração do rim e fígado. Essa explicação, pelo menos até o momento, pode ser a mais óbvia para explicar o mistério da morte de 68 cabeças de gado na Fazenda Pica-pau, zona rural do município de Tanhaçu, localizado na região sudoeste. Segundo contatos feitos pelo 97NEWS, outra possibilidade seria o botulismo, mas, o proprietário garante que os animais estavam todos devidamente vacinados, o que afasta temporariamente esta hipótese. Ainda segundo as informações a causa mais provável foi a ureia misturada ao sal, que deve ter molhado e com isso a reação foi a intoxicação. O laudo oficial dos veterinários deverá ser emitido nos próximos dias, mas não foi dado um prazo para isso, pois vários exames terão que ser feitos em laboratórios em Salvador. Os criadores da região estão assustados, porque os prejuízos podem ser grandes, no caso da Fazenda Pica-pau, foram calculados em cerca de R$ 100 mil. Ontem mesmo os animais foram todos enterrados seguindo as normas sanitárias. Também será feita uma análise da ração para confirmar a hipótese. 

 

Foto: reprodução

A Padaria União Santos se destaca pois oferece qualidade, experiência, capricho e profissionalismo de uma equipe especializada, que oferecem produtos  diversos e com sabores incomparáveis. Mostrando ser a mais querida pelos Brumadenses, a empresa está há 13 anos no mercado, e foi premiada mais uma vez, recebendo o certificado de consagração pública no evento 'Destaques do Ano' realizado pela TP Publicidade, em Brumado.  A Padaria União Santos fica localizada na Av. Otávio Mangabeira, no bairro Nobre, próxima à escola Nossa Senhora de Fátima e lá você encontra as melhores tortas doces e salgadas, salgados diversos, pães, bolos e muito mais com sabores incomparáveis. A Padaria encomendas para qualquer tipo de evento e dispõe de uma linha especial de Tortas doces, feitas com os melhores ingredientes e com muito capricho por quem realmente entende do assunto.  Maiores informações 77 3441-3642.

Foto: reprodução

por Talita Fernandes | Folhapress,

Em novo recuo sobre a estrutura de seu governo, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse que manterá Trabalho com status de ministério. “O Ministério do Trabalho vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria. Vai ser Ministério ‘Disso, Disso e do Trabalho’, como [cita como exemplo] Ministério da Indústria e Comércio”, disse nesta terça-feira (13). A declaração foi feita durante visita do presidente eleito ao STM (Superior Tribunal Militar) na tarde desta terça (13). A mudança ocorre menos de uma semana depois de o presidente eleito ter dito, em Brasília, que extinguiria a pasta. Segundo Bolsonaro, o assunto ainda está em estudo e não há definição com qual pasta ele fundirá o Trabalho. “A ordem dos fatores não altera do produto. Para o bom matemático é isso ai”, disse. “Está em estudo final com Onyx Lorenzoni. A princípio é um enxugamento de ministério. Ninguém está menosprezado o Ministério do Trabalho. Está apenas sendo absorvido por outra pasta.” Bolsonaro não especificou com qual estrutura haverá a fusão, mas excluiu a possibilidade de que seja com Economia. “Indústria e Comércio já está com o superministério do Paulo Guedes. Colocar mais isso lá fica um pouco pesado”, disse. Na última quarta-feira (7), Bolsonaro afirmou que a pasta do Trabalho seria incorporada a outra. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse.

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) defende mudanças no funcionamento do órgão durante a realização do 63° Encontro Nacional dos Detrans, que teve sua abertura realizada nesta terça-feira (13). O evento acontece nos próximos dois dias em Brasília e deve debater avanços em serviços de trânsito e segurança viária. O Detran-BA que a padronização nacional do credenciamento dos despachantes, com a normatização da preparação, atribuições, obrigações e direitos dos profissionais. Além disso, o departamento baiano propõe também que a transferência de propriedade do veículo seja por meio de processo eletrônico. "A população precisa da garantia que o despachante está bem preparado para atuar junto aos Detrans. Já a transferência eletrônica seria a continuidade do processo digital, que chegou primeiro na habilitação e está sendo implantado no documento do veículo", comentou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.

Foto: reprodução

Estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) referentes ao Ensino Médio já podem acessar os resultados individuais pela internet com as informações de CPF e senha.  As notas foram disponibilizadas na tarde de hoje (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame foi aplicado no dia 5 de agosto e teve mais de 1,6 milhão de inscritos. Dos inscritos para o Ensino Médio, mais de 570 mil fizeram as provas e 36% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. Os estudantes que obtiveram a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia  para solicitar a certificação. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas podem solicitar a declaração parcial de proficiência. Dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obtiveram a nota mínima em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 81,1 % em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 67,3% em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e 59,6 % em Matemática e suas Tecnologias. Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. As notas das outras três aplicações – Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL –, bem como de quem participou da reaplicação, serão divulgadas posteriormente. As informações são da Agência Brasil.

Páginas